1 de outubro: vamos celebrar o respeito?

O 1º dia de outubro é o Dia Mundial do Vegetarianismo. A data tornou-se oficial em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana.

Na minha opinião, a importância deste dia está em celebrarmos o respeito – sobretudo o respeito por nós próprios.


Há inúmeras razões que nos levam a, ou sempre ou de quando em vez, deixar fora do prato os cadáveres dos animais. Podem ser razões de saúde, motivações ambientalistas, questões éticas, científicas, filosóficas, religiosas, …. Eu sei lá! Motivações (entenda-se mesmo “motivos para as ações”) são mais do que muitas e todas válidas, porque todas são validadas pelo “interesse próprio”!

Eu não sou não sei dizer se sou vegetariana ou se sou vegana. Quando me perguntam, digo vegetariana para “simplificar“. Eu sou Ilda Pereira e respeito o meu corpo, dou o meu melhor para respeitar todos os que habitam este planeta comigo e os que cá habitarão depois de mim quando eu for (e eu sei que hei de ir); dou o meu melhor para que haja um pouco menos de sofrimento e mais compaixão entre todos sem exceção nem descriminação quanto à cor, ao credo, à forma, à espécie,…
E porquê? Porque sou egoísta! Porque quero estar saudável – quero estar saudável na relação que tenho com o meu interior e com o que me é externo!

No dia 1 de outubro experimenta estares no controlo das tuas decisões informadas!
Cuidado com as generalizações e com as manipulações!
Cuidado com as tradições!
O mundo muda! A vida é feita de mudança! A adaptação pelo interesse na sobrevivência, em sobreviver com estilo (como costumo dizer) é inevitável!
É uma questão de tempo e o tempo está a passar!

“Ah! E tal, vamos todos morrer…”
Vamos! Mas até lá eu quero viver em consonância e associação! A sustentabilidade não é uma palavra da moda: é uma chave para a longevidade. As pessoas morrem, mas o que fizeram durante a sua passagem contagia para a eternidade. Que tipo de contágio queres ser?

“Ah! E tal… Vamos todos morrer!”
Sim, vamos. Mas podes escolher morrer de velhice ou morrer de doença. Podem surgir os “imprevistos da vida” e partires cedo, mas até lá viveste com qualidade, gastaste o teu dinheiro naquilo de que gostas (e menos em médicos e medicamentos), até lá desafiaste as cadeias de lobbies instaladas, até lá foste tu a tomar as decisões e não uma campanha de marketing, até lá “deste uma oportunidade à tua vida, à vida de milhões de outras pessoas e de outros seres”, até lá criaste oportunidades de subsistência mais justas e locais,…
Think about it!

Torna-se mais fácil quando se vê pelos olhos de uma criança!

O dia 1 de outubro pode ser o teu 1º dia num caminho de mudança que há muito está em movimento.

Deixo algumas sugestões como presente deste aniversário:
– assiste a documentários sobre o tema. Atenção, assiste de mente aberta, sem preconceitos. Prepara-te para ver a realidade. Na página da Associação Vegetariana Portuguesa encontras 45 títulos.
COWSPIRACY foi dos primeiros que vi, há uns anos, recomendado pelo Filósofo e Mestre Fábio Amed (do Restaurante Gosto Superior). Viria a mudar a vida do Bruno e de muitos animais que ele deixou de colocar no prato desde então.

– lê livros inspiradores como “Porque gostamos de cães, comemos porcos e vestimos vacas” de Melanie Joy. (Bertrand Editora, 2009)

– atreve-te a novas experiências. Gastronomia é cultura. Podes visitar tantos países através do paladar! Arrisca educar o gosto! A lista de opções é enorme. Há dois que fazem parte desta minha caminhada desde o início: O Gosto Superior e O Oriente;

– vai para a cozinha. A culinária sem crueldade é plena de liberdade! Usa a tua criatividade! Reinventa receitas de sempre! Surpreender-te-ás com as combinações, texturas e novos sabores que vais conquistar. Aqui n’O Blog tens algumas receitas que estão no separador da Nutrição;

junta-te a pessoas interessadas e que se querem informar, a grupos, a workshops. Há na internet, desde sites ao próprio Facebook e outras redes sociais, uma série de fontes e pessoas disponíveis para esclarecer-te e fazer-te sentir parte de uma comunidade que é bem mais vasta e com história do que aquilo que querem fazer parecer.

Talvez esta seja uma boa forma de me despedir: desejando-te um “Bom apetite” para celebrares o teu 1º dia (quer seja o de outubro quer não. It’s your life, take your time! When you are ready, the world is waiting for you to be the change you want to see in it!).

P.S. – Lembras-te que te disse para veres através dos olhos de uma criança? Não é à toa que se diz que todos temos uma criança dentro de nós. Com esses olhos assiste:

Casa Myzé Team / BM High Performed Train / Casa Myzé / Blackjack – High Performance Wheels / Deed Bikes / Oriente No Porto restaurante vegetariano / Shimano Portugal / Michelin / Kroon-Oil Portugal  / Fisioterapeuta – Diogo Novais / ND Tuned / SC Vouga Ciclismo / / Lazer Helmets / Clorofila Medicina Natural Lda / Aluminium Nuno / Gosto Superior / / Soba Chá / Shine Superfoods / Elementar Cycles /

#ildapereiratleta #uci #mtb #wms #roclaissagais2019 #portugaltourmtb #laleyenda #laleyenda2018 #laleyenda2019 #brasilride #brasilride2018 #epicisrael #epicisrael2018 #rutapaternabtt2019 #muchmorethanarace #casamyzeteam #muchmorethanateam   #animalcrueltyfreerider #mountainbike #womenonbikes #allblackcc #thisiswhywerace #4islandmtb #rideshimano #shimanoportugal #borntopushlimits #scvougaciclismo #institutoleidaatração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *