Soba-chá: o ex-líbris das melhores infusões

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” (Hipócrates)
Esta máxima do pai da medicina orienta a minha dieta alimentar: busco nos alimentos que a natureza coloca ao nosso dispor as melhores e mais limpas fontes de nutrição, sempre que possível.
Tenho, por isso, o hábito de dedicar algum do meu tempo à leitura e à pesquisa de produtos e empresas que tenham oferta adequada aos melhores “remédios-alimento-remédios” que me interessam. Foi assim que cheguei à Soba-Chá!


A Soba-Chá comercializa “Chá de trigo mourisco” – nada mais nada menos do que “sementes de trigo mourisco que são prensadas em grãos e torradas de forma a manterem todas as suas propriedades benéficas, fazendo desta infusão uma bebida única.”
E porquê este chá? Porque o trigo mourisco (também conhecido por “trigo sarraceno”) tem muitos bem-fazeres para a saúde e recuperação de qualquer pessoa, mas muito em especial de quem faz exercício intensivamente.
Estas sementes em forma de infusão não são para mim uma novidade. Todavia, há anos que não as encontrava no mercado. Da minha infância pude recordar o aroma e o paladar da chávena que, todos os dias, a minha avó (praticante de um estilo de vida “naturista”), me preparava pelas tardes.
Assim, de forma resumida, sendo que todos os dias ingiro mais de 2l de água e que a sua ausência de sabor não me apraz, dado não haver contra-indicação, essa quantidade converte-se em 4 generosas chávenas de Soba-chá – pela manhã, depois do treino, a meio da tarde e antes do jantar!
Rico em Magnésio, Ferro, Vitaminas do complexo B e P, este chá:


1. Evita o edema
“De acordo com um estudo publicado no European Journal of Pharmacology, o chá é altamente eficaz no tratamento do edema causado por inchaço causado pela Insuficiência Venosa Crônica. O estudo foi realizado em pacientes humanos em que um grupo recebeu o chá de trigo mourisco enquanto os outros pacientes receberam chá de placebo. Os pesquisadores observaram uma melhora considerável nos pacientes que receberam o chá sarraceno.”

2. Benefícios cardiovasculares

“Um estudo prospetivo realizado em 220 mulheres pós-menopáusicas sofrendo de Transtorno Cardiovascular (DCV), e publicado no American Heart Journal, diz que consumir grãos de trigo mourisco ou chá, pelo menos seis vezes por semana, é bom para controlar os sinais e o avanço da CVD. Ele também protege da hipertensão arterial e colesterol alto.”

3. Reduz a glicose no sangue

4. Melhora a função renal

5. Benéfico no tratamento de diabetes

“Verificou-se que os ingredientes presentes no chá de trigo mourisco eram benéficos na redução dos níveis de açúcar no sangue em ratos diabéticos. A rutina encontrada no trigo sarraceno é extremamente útil na prevenção do diabetes tipo 2 quando usado com novas estratégias. Outro estudo controlado por placebo concluiu que o extrato de semente de trigo mourisco ou chá diminui os níveis de glicose no sangue em 12 a 19% aos 90 e 120 minutos após a administração quando administrado a animais de laboratório com diabetes intencionalmente infligida. Por outro lado, o grupo placebo de animais não apresentou redução de glicose.

Os cientistas acreditam que o efeito de redução da glicose é causado devido à presença de um composto de chiro-inositol que revelou desempenhar um papel fundamental na sinalização celular e no metabolismo da glicose tanto em animais quanto em seres humanos. Os pesquisadores acreditam que o chiro-inositol pode atuar como um imitador de insulina e aumentar a sensibilidade das células do corpo à insulina.”

6. Melhora a função ovulatória

“De acordo com um estudo humano publicado no New England Journal of Medicine, as sementes e os grãos de trigo mourisco são carregados com D-Chiro-Inositol que aumenta as ações de insulina em pacientes que sofrem de síndrome do ovário policístico. Assim, contribui para melhorar o funcionamento da ovulação, reduzindo os níveis de pressão arterial, diminuindo as concentrações de andrógenos no soro e triglicerídeos no plasma.”

7. Protege contra o cancro e doença cardíaca

“Os fitonutrientes presentes em cereais e grãos integrais como o trigo mourisco são excecionalmente úteis para melhorar a digestão e certos tipos de problemas do estômago e da vesícula biliar. O trigo sarraceno contém lignans – um tipo de flora amigável que é convertida em lignanas de mamíferos, como a enterolactona, conhecida por proteger o corpo contra o cancro da mama e outros dependentes de hormonas e doenças cardíacas. Embora o teor de lignano nas bebidas, como o chá ou o café do trigo mourisco, seja comparativamente baixo, a ingestão regular destes mostra melhoria significativa na capacidade de combater o cancro do corpo e mantém os problemas cardíacos à distância.”

8. Melhora a imunidade

“O trigo mourisco é uma fonte importante de antioxidantes solúveis em água, insolúveis e lipossolúveis. É rico em vários nutrientes, incluindo tocotrienóis, vitamina E, ácidos fenólicos, selênio e ácido fítico. Estes são excecionalmente bons para melhorar o nível de imunidade do corpo. Os antioxidantes combatem os radicais livres tóxicos no corpo, oferecendo assim proteção contra infeções virais, bacterianas e fungais nocivas.”

9. favorece a perda de peso

“O chá de trigo mourisco tem menos calorias e, portanto, é um substituto ideal para bebidas com alto teor calórico. Substituir bebidas com alto teor calórico por chá de trigo mourisco ajuda a perder peso e desfrutar do doce sabor. Embora não haja muita evidência disponível sobre o efeito deste chá para perda de peso, os pesquisadores acreditam que a presença de catequinas, um antioxidante de ocorrência natural no chá de trigo sarraceno, pode promover a perda de peso. Um estudo detalhado da obesidade revelou que os extratos em verde ou chá de trigo mourisco contém uma boa quantidade de catequinas que ajudam no controle de peso.”

10. Ótima bebida sem cafeína

“O chá verde é rico em antioxidantes e é benéfico para a perda de peso e a saúde em geral. No entanto, se foi aconselhado a reduzir a cafeína e quer seguir uma dieta de baixo oxalato, o chá de trigo mourisco morno é a melhor alternativa. Este chá oferece todos os benefícios do chá verde sem cafeína e pode ser uma escolha ideal para aqueles que querem seguir a dieta de prevenção de cálculos renais. O Vitexin e a rutina neste chá melhoram o fluxo sanguíneo e previnem varizes e edema das pernas.”

Sendo delicioso (com um saborzinho a “cookies”), este produto Soba-chá é também “amigo do ambiente” por evitar as tradicionais saquetas. Tudo o que temos que fazer é:
1. usar 3gr por chávena;

2. adicionar 200ml de água a ferver;

3. esperar 3 minutos;
4. desfrutar!
Mas, atenção, estas 3gr dão para reutilizar 3 vezes ou mais (conforme o gosto e paladar de cada um. Eu, por exemplo, preparo chávenas de 500ml com 7gr e reutilizo-as em 8 vezes).


Espero que gostem tanto quanto eu!
Fica mais uma dica de nutrição #superfoods

Para quem quiser, pode contactar a Soba-chá:

+351 93 730 88 55

sales@sobacha.pt

instagram.com/sobacha.pt

sobacha.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *