Iogurtes vegetais caseiros

Nada mais simples, económico e versátil!
Iogurtes vegetais caseiros sem necessidade de forno ou iogurteira, sem lactose, glúten ou açúcares!

A base será sempre uma bebida vegetal. Aqui no blog encontram três receitas:
Bebidas vegetais caseiras: saudáveis, fáceis e amigas da carteira!
Bebida de Chufa Caseira
Bebida Vegetal Caseira SuperPro

Vão precisar de:
– ágar-ágar (eu uso a da Próvida disponível na Clorofila )
– gelatina vegetal a gosto (será responsável pela cor e pelo sabor; podem não usar e, dessa forma, mantêm o sabor da bebida original, mas atenção que a agar-agar, juntamente com o psílio e o sódio podem dar ao iogurte uma sabor que não é tolerado por todos – todavia, se pretendem usar o iogurte que estão a fazer para preparar batidos, mousses ou papas, está perfeito sem gelatina; normalmente uso a que estiver disponível na Clorofila ou a da Condi)
– psyllium (uso o que estiver disponível na Clorofila ou o da Bulkpowders )
– bicarbonato de sódio (uso o da Jauja mas é opcional – testem os sabores)

Temos duas opções:
1) usar metade da bebida vegetal assim que ela acabou de ser feita, deixando arrefecer até ponto médio esses 750ml (uso esta medida porque utilizo a máquina Midzu que prepara 1,5L de bebida vegetal);
2) aquecer até ponto morno a bebida vegetal (cerca de 2′ no microondas)

Depois, no liquidificador ou no copo para varinha, acrescentar aos 750ml de bebida:
– 5 a 10gr de ágar-ágar;
– 5 a 10gr de gelatina vegetal;
– 3 a 5gr de psílio;
– 1 a 3gr de bicarbonato.
Estas doses são variáveis e ajustáveis ao vosso gosto e intenção – juntando mais ou menos da gelose e / ou gelatina vegetal, o iogurte ficará mais líquido ou mais consistente.
Se pretenderem um iogurte cremoso, aconselho a que adicionem um iogurte à vossa escolha para lhe dar a base.

Misturar tudo durante cerca de 2′ (até que se forme o iogurte que, nesta fase será sempre líquido, mas mais ou menos espesso, conforme as doses que usaram).



De seguida, colocar na garrafa de vidro (eu uso a mesma que uso para as bebidas vegetais) e envolver com um pano ou outro material para que o processo de arrefecimento seja lento.
Quando já estiver quase frio, levar ao frigorífico e está pronto!
Se por acaso vos acontecer de ter arrefecido totalmente antes de ir ao frigorífico, vão reparar que há uma pequena separação do líquido (conforme os iogurtes que compramos, aliás). Não se preocupem. Está tudo bem! Agitem e metam no frigorífico!

Conforme o tipo de gelatina que usem e / ou a fruta que decidam adicionar, os iogurtes vão adquirir cores também diferentes.
É divertido a partir da bebida, criar vários iogurtes com pequenas doses de diferentes gelatinas vegetais.

Bom proveito e boas poupanças com escolhas mais saudáveis e amigas do planeta!

Gostaste desta receita?
Subscreve O Blog e partilha com os teus contactos.

Tens ainda mais receitas com as tuas bebidas vegetais caseira n’O Blog no artigo Creme de avelã e cacau (Tipo “Nutella” só que melhor 😀 ), por exemplo.

Casa Myzé Team / BM High Performed Train / Casa Myzé / Blackjack – High Performance Wheels / Deed Bikes / Oriente No Porto restaurante vegetariano / Shimano Portugal / Michelin / Kroon-Oil Portugal / Velofitsystem / Fisioterapeuta – Diogo Novais / ND Tuned / Clube Ténis Guimarães – Set Point Studio / SC Vouga Ciclismo / Diogo Cunha – Clínica de Implantologia e Estética Oral / Lazer Helmets / Clorofila Medicina Natural Lda / Camellia Kombucha / Aluminium Nuno / Gosto Superior / Vivafit Guimarães / Soba Chá / Shine Superfoods / Elementar Cycles /

#ildapereiratleta #uci #mtb #wms #roclaissagais2019 #portugaltourmtb #laleyenda #laleyenda2018 #laleyenda2019 #brasilride #brasilride2018 #epicisrael #epicisrael2018 #rutapaternabtt2019 #muchmorethanarace #casamyzeteam #muchmorethanateam   #animalcrueltyfreerider #mountainbike #womenonbikes #allblackcc #thisiswhywerace #4islandmtb #rideshimano #shimanoportugal #borntopushlimits #scvougaciclismo #institutoleidaatração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.