Delícia de Tapioca Granulada

“Nem só de pão vive o Homem!” – Ainda mais quando Deus criou a Tapioca! 😀
Ontem ganhei coragem e fiz uma receita #docessemaçúcar ! Digo “ganhar coragem” porque, quando reconheço que alguém é muito bom em algo, entrego-lhe todo o mérito por isso! Vocês sabem que a D. Palmira é eximia nas receitas #lowcarb , #sugarfree , #organic . Todavia, sem querer competir com ela, mas sim porque a Covid tem-nos separadas há mais de 50 dias, lá me aventurei a fazer uma receita à moda dela – e como o discípulo segue o mestre, comecei já por criar a minha própria receita de Delícia de Tapioca Granulada.
Lancei nas stories das redes sociais a pergunta se queriam a receita aqui no blog e o barómetro deu que sim! Espero que gostem tanto como nós cá em casa!

Dedicada ao meu amigo #animalcrueltyfree , Telmo Rodrigues


Na verdade, acho que é a receita mais fácil de fazer no mundo! Não vai ao forno, não leva farinha nem açúcar, só precisa de 4 ingredientes, um liquidificador e uma panela (e forma se quiseres enformar porque, se não, nem disso precisas).
A Delícia de Tapioca Granulada fica com uma textura interessante se for ao frigorífico!
Pode ser encarada como uma sobremesa rápida para quem está desprevenido e não sabe o que servir após o almoço ou jantar, mas esta sborosa receita de Delícia de Tapioca Granulada gelada e cremosa é igualmente uma excelente opção para fazer parte da refeição pré ou pós-treino (a tapioca é puro hidrato de carbono e proteína sem gordura ou açúcar).
A tapioca granulada é muito fácil de encontrar e por recomendação da Andreia, cozinheira do Gosto Superior (onde fazem uma ótima tapioca), usei a da Globo (e é também muito barata).
Como eu sei que vocês vão perguntar, eu já vou responder: não dá para fazer Delícia de Tapioca Granulada com a farinha de tapioca, tem quer ser a tapioca granulada mesmo!

Prontos para a receita?

Ingredientes:
– 1 caixa de tapioca Granulada Brasileira Globo (250gr);
– Cerca de 800ml de bebida de soja (ou outra bebida vegetal a gosto. Eu usei a que eu mesma faço em casa e que deixo a receita aqui
http://ildapereira.com/bebidas-vegetais-caseiras-saudaveis-faceis-e-amigas-da-carteira/ )
– 1 banana grande bem madura (cerca de 200gr);
– 1 pacote de Chips Coco & Cacau Orgânico Frutta Nature.

Aquilo que vai tornar esta Delícia tão especial é o facto de colocarmos a Tapioca Granulada a demolhar pelo menos 24h. Para a dose do pacotinho da Globo vão precisar de um recipiente que leve cerca de 4x aquela dose. À medida que o tempo vai passando, vocês vão ver que pequenas bolinhas brancas vão crescer e ficar parecidas com pérolas quase transparentes – se for necessário, vão acrescentando mais água.

Preparação:
1) Juntar os chips, a banana COM CASCA e a bebida de soja no liquidificador. Deixar bater bem, aumentando gradualmente a intensidade, durante cerca de 2 a 3min até gerar bolhinhas e espuma, ficando menos líquido.
2) Levar a lume médio até ferver. Mexer de quando em vez para não pegar no fundo.
3) Entretanto, escorrer a água e adicionar apenas as pérolas ao preparado que está na panela – eu usei um coador para, em cerca de três vezes, coar a tapioca hidratada.
4) Mexer a mistura mas com suavidade para não destruir as pérolas. Se estiverem a usar uma placa vitrocerâmica , quando ferver, desliguem, mas não retirem da resistência e deixem perder temperatura gradualmente; se usarem boca a gás, reduzam o lume para o mínimo e em 5min desliguem e deixem arrefecer.
5) Quando já estiver ligeiramente morno, se assim o pretenderem ( se não, pode ficar assim mesmo na panela e servem-se, como se fosse um arroz-doce ou aletria), coloquem numa tarteira ou em taças individuais e levem ao frigorífico.

Assim que levantou fervura, a Delícia de Tapioca Granulada está pronta a consumir! É tudo uma questão de gosto pessoal!


Como vai dar várias doses, sugiro que experimentem quente e reservem doses para ficar à temperatura ambiente e outras para o frigorífico.

Quanto à cobertura, é também facultativo. Se assim o entenderem, sugiro:
– raspas de coco ou coco ralado;
cacau em pó Protella;
drops de chocolate Protella;
potrein crunchies Protella.



Recomendações:
– antes de iniciares a confeção da Delícia de Tapioca, coloca todo o material e todos os ingredientes de que vais necessitar;
– se não gostares de coco podes substituir por outro elemento que vá adoçar e dar consistência à receita;
– usa o CÓDIGO ” ildapereira ” para teres 10% de desconto imediato nos produtos PROTELLA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.