💪EMAGRECER E GANHAR MÚSCULO AO MESMO TEMPO. É POSSÍVEL?

Sim, é possível! Com a ajuda da Nutricionista Adriana Martins da Rocksprint fica a saber como!

Regra número 1: para emagrecer é essencial que haja um défice calórico. Contudo, atenção aos exageros: a perda de peso deve ser gradual, saudável e sustentável ao longo do tempo.

Fatores importantes a ter em conta para perder peso:

– Nutrir adequadamente o corpo (correta seleção dos alimentos);
– Controlar o apetite (através de técnicas de relaxamento, hábitos saudáveis que mantenham o stresse longe, opções de refeições saudáveis e refeições previstas na agenda diária);
– Manutenção da massa muscular e saúde (fazer dieta equilibrada com acompanhamento de um nutricionista e controlo do desenvolvimento do plano).

Para aumentar a massa magra (músculo), as premissas são:
– plano alimentar individualizado devidamente calculado e controlado, sem grande restrição calórica;
– treino específico devidamente orientado e acompanhado por um profissional;
– descanso adequado e acompanhamento de profissionais qualificados – o sono e a recuperação pós-treino é essencial.

Não só os dados o demonstram como eu própria o testemunho: atingir os dois objetivos ao mesmo tempo (emagrecer e ganhar músculo) pode ser uma tarefa difícil. Ainda assim, se eu consigo e se outras pessoas o conseguem, tu também és capaz!

Regra número 2: adapta o teu treino e alimentação à tua composição corporal para alcançares o teu objetivo.

Há que saber qual a percentagem de gordura que faz pare da tua composição corpora. Se esta for alta, o primeiro passo será uma dieta mais restrita em alguns nutrientes e energia, ainda que com equilíbrio para, pelo menos, numa fase inicial, permitir a manutenção da massa muscular.

Passo seguinte: após esta perda de peso (que tende a, de forma generalista, ser relativamente rápida), o objetivo será adaptar o treino e a alimentação a fim de conquistar tonificação e aumento da massa magra.


De forma a potenciar o objetivo de perda de peso e manutenção da massa muscular, há uma série de complementos e suplementos que contêm ingredientes ativos que aceleram o metabolismo e estimulam o organismo a queimar mais gordura num período de tempo mais curto, havendo assim uma maior produção de energia.
Digo-te que não substituem os passos anteriores. Mas também te digo que cumprem precisamente a função do nome que têm: complementam e suplementam todo o esforço que estás a dedicar a este teu objetivo tão ambicioso!

Hoje no mercado abundam ofertas e a Rocksprint simplifica o tema e facilita a tua gestão com um pack perfeito:
Instant Pre Workout + Iso Whey + Vitamin Daily Complex


Instant Pre Workout: acelera o metabolismo e estimula o organismo a queimar mais gordura num período de tempo mais curto, havendo assim uma maior produção de energia para mais intensidade nos treinos;


Iso Whey: maior concentração de proteínas para um desenvolvimento e manutenção muscular isento de gordura;


Vitamin Daily Complex: suprir carências existentes advindas da dieta e equilíbrio do metabolismo produtor de energia atenuando desta forma o cansaço e fadiga.


Resumidamente, se precisas de perder peso e sobretudo perder gordura, a palavra-chave é a alimentação!
E todas as mudanças nos hábitos diários complementam toda esta mudança.

Na verdade, quando há uma adequada planificação da alimentação, esta é a aliada primordial para queimares gordura e aumentar massa muscular em simultâneo. O certo é que é necessário comer bem para estimular o crescimento muscular, fazendo escolhas nutricionais acertadas para que o organismo utilize as reservas de gordura como energia, em vez do músculo que tanto se trabalhou para conseguir.

Isto porque “há três formas de se gastar calorias:

a) as utilizadas no metabolismo basal;

b) as necessárias para digerir alimentos;

c) e as consumidas na contração muscular”.

Ao mensurá-las, observa-se que o metabolismo basal é responsável por cerca de 70% do gasto calórico (calorias destinadas para manter as funções celulares de todo o organismo; elevando a taxa do metabolismo basal, eleva-se o gasto calórico e “emagrece-se”).

Sempre com a devida orientação profissional especializada, considera estes 5 hábitos que deves incorporar na tua rotina:

1. Aumenta o consumo de proteína

As dietas ricas em proteína ajudam a construir massa magra, a aumentar a saciedade e também a queimar gordura.

2.Treina para aumentar a massa muscular, não (só) para queimar calorias

O treinador vai guiar-te neste desafio. A atividade física em geral, e não só o treino de força, influencia na questão da saúde biológica e psicológica (pela libertação de endorfina, hormona responsável pela sensação de bem estar e tranquilidade que se verifica durante e após a realização de exercício físico) e induz à redução da percentagem de massa gorda, já que há uma aceleração do metabolismo devido ao aumento da massa muscular e há também um aumento no gasto energético consequente da oxidação de calorias.

3. Reduz o consumo de hidratos de carbono

Almôndegas com molho de tomate e cogumelos marinados

Para queimar gordura terá de reduzir o consumo de hidratos de carbono. “Reduzir” e não “Eliminar”! Não os elimines porque são essenciais para fornecer a energia necessária para criar massa muscular e evitar que o organismo utilize as reservas de proteína como energia.

4. Introduz gorduras saudáveis

Muitos acreditam que para queimar gordura é necessário cortar nos alimentos com gordura na sua composição. No entanto, ao fazer isso, estará a comprometer a sua saúde, pois além de nos darem energia e saciarem, as gorduras têm outras funções importantes.

5. Consome um número moderado de calorias

É necessário encontrar um equilíbrio no consumo calórico que proporcione o desenvolvimento muscular e que, em simultâneo, estimule a libertação da gordura armazenada – estás a trabalhar para aumentar a massa muscular enquanto queimas gordura. Por isso, necessitas dos macronutrientes e calorias necessários para atingir os teus objetivos.


Precisas de ajuda de um profissional? A Rocksprint tem um serviço exclusivo de acompanhamento personalizado que te pode ajudar a atingir os objetivos. É gratuito, basta marcares aqui.


Para te auxiliar a desenvolver o teu Objetivo e desenvolver o Plano de Ação ideal, envia-me mensagem privada. Fica ainda a saber mais aqui

>> Clica aqui: PROMOÇÕES DE HOJE << e usa ainda o VOUCHER ildap10 para 10% de Desconto nas tuas compras.

>> Este artigo foi útil para ti? Subscreve a newsletter. É grátis. CLICA AQUI  <<

Este artigo foi produzido em parceria com Adriana Martins, Nutricionista Rocksprint. Partilha-o.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *