“Se há coisa que costumo dizer é aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros, apreciem cada momento, agradeçam e não deixem nada por dizer, nada por fazer.”

Para lá da sua obra, estas são as palavras de António Feio que nos devem de inspirar.

Passaram 11 anos da sua morte e as suas palavras ecoam forte no dia internacional da amizade.

A amizade é uma relação que tendemos a considerar única na espécie humana. Porém, quantos de nós afirmam e proclamam ter no seu companheiro de outra espécie uma amizade incondicional? Quem sabe que, independentemente do estado de espírito, se está com cara rabugenta ou se os olhos transpiram alegria, o seu patudo vai esperar e oferecer uma receção digna da realeza? Existem vários tipos de amizade!
A amizade é o exemplo da vontade, da resiliência, do trabalho contínuo e da dedicação. É uma relação que se cultiva, como quem cuida de uma horta, porque não há nem obrigação biológica nem dever legal. A amizade é livre arbítrio.

E, sim, a amizade é interesse! Todas as nossas relações se desenvolvem por interesse: porque aquela pessoa nos faz sentir bem, porque nos faz sorrir, porque nos chama a atenção para as características que temos de melhorar, porque tem uma confiança inabalável em nós, porque nos dá a oportunidade de a ver chorar, de partilhar connosco as suas vitórias, as grandes conquistas,…

E, sim, os amigos são para as ocasiões e para as grandes celebrações (para a boda, claro, mas também para a dureza do caminho, para os sacrifícios da jornada).

A amizade ou é verdadeira ou nunca foi amizade! Pode ter sido um outro tipo de relação em que ou por falta de vocabulário ou por falta de conhecimento comportamental se deu aquela definição. Mas, acomodação, simpatia, dedicação, estima, por si só não são “amizade”. Amor também não é amizade. Que haja amizade no amor, mas que um não substitua o outro.

Aproveitar a vida, ajudarem-se uns aos outros, apreciar cada momento, agradecer e não deixar nada por dizer, nada por fazer é ter uma amizade, um compromisso, antes de mais, com o próprio.

Feliz dia!

Karen Olímpio é uma das melhores duplas que já tive e uma amizade que quero manter para a vida, independentemente da distância física.

Como tens cuidado das tuas amizades?
Eu sou Ilda Pereira e vou ensinar-te a criares e cuidares das tuas relações com Inteligência Emocional em função dos teus objetivos. Contacta-me!

Casa Myzé Team / BM High Performed Train / Casa Myzé / Blackjack – High Performance Wheels / Deed Bikes / Oriente No Porto restaurante vegetariano / Shimano Portugal / Michelin / Kroon-Oil Portugal  / Fisioterapeuta – Diogo Novais / ND Tuned / SC Vouga Ciclismo / / Lazer Helmets / Clorofila Medicina Natural Lda / Aluminium Nuno / Gosto Superior / / Soba Chá / Shine Superfoods / Elementar Cycles /

#ildapereiratleta #uci #mtb #wms #roclaissagais2019 #portugaltourmtb #laleyenda #laleyenda2018 #laleyenda2019 #brasilride #brasilride2018 #epicisrael #epicisrael2018 #rutapaternabtt2019 #muchmorethanarace #casamyzeteam #muchmorethanateam   #animalcrueltyfreerider #mountainbike #womenonbikes #allblackcc #thisiswhywerace #4islandmtb #rideshimano #shimanoportugal #borntopushlimits #scvougaciclismo #institutoleidaatração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.