Portugal MTB UCI S1 2019

Portugal MTB #2 etapa
Fotografia de Eduardo Campos

A 5ª Edição do PORTUGAL MTB UCI S1 decorreu entre os dias 30 de abril e 5 de Maio de 2019 com percursos fantásticos inspirados pela diversidade de paisagens, trilhos e terrenos com o melhor que Portugal tem para oferecer, proporcionando aos atletas 6 dias de puro MTB no nosso magnífico país, num total de aproximadamente 400kms e 10000m de acumulado de subida.

O PORTUGAL MTB é cada vez mais um evento de destaque internacional no calendário UCI apoiado numa estrutura de imagem cada vez mais forte, o que leva a que sejam cada vez mais os atletas profissionais a querer acrescentar o evento à sua época desportiva, bem como as várias duplas de amadores que pretendem desafiar-se num evento único em Portugal.

O PORTUGAL MTB foi nas duas últimas edições um evento UCI S1 em duplas, sabendo-se que para 2020 se candidatam novamente a ser um evento daquela categoria.
O evento esteve limitado ao máximo de 150 inscrições em dupla num total de 300 atletas e assim se manterá para 2020.

Pelo segundo ano consecutivo tive a oportunidade de participar no PORTUGAL MTB . Esta foi uma prova que inseri no meu calendário logo após a participação de 2018 em que, juntamente com Pilar Nunez, alcancei o 4º posto. Todavia, apesar de tudo planeado, não pude realizar a prova com Lorenza Menapace, como pretendido, e acabei por competir ao lado da jovem e enérgica Dimitra Thecharis.
Foi uma semana memorável em que vivemos o melhor que o evento nos tinha para oferecer e em que nos divertimos muito em buscar sempre o melhor de nós! Ganhamos a etapa #1, fizemos um 2º posto e os restantes dias terminamos na 3ª posição, a mesma da geral!

Celina Ada Maaris Greete Ilda Dimitra
Fotografia de Arthur Cayeiro

Esta foi uma experiência nova, quer para mim quer para a Dimi, inexperiente nas competições de BTT (pelo que foi a sua primeira competição). Foi fantástico viver este ambiente de confiança total. de ensinamento e aprendizagem.
Pessoalmente, sendo esta uma das provas que mais aguardava no meu calendário, fiz os trabalhos de casa e preparei-me com empenho, cumprindo os planos (de treino e de nutrição). E mesmo quando as coisas escaparam ao previsto, fomos capazes de improvisar para superar os obstáculos!

Enquanto dupla apresentámo-nos “em sintonia” Fortes! Motivadas e, acima de tudo, destemidas! A cada véspera, à volta da mesa, no fim do jantar, com simplicidade e afinco, preparávamos a etapa que se seguiria. Do prólogo até à última etapa, fomos capazes de, em conjunto com o DD Bruno Magalhães, refletir sobre, desenhar e adaptarmo-nos às condições. Muito muito temos a agradecer ao Bruno por tudo o que nos proporcionou e como esteve por nós! Bem hajas!

No total foram 6 dias de competição, aproximadamente 340kms percorridos, 9600m de desnível positivo acumulado, a cujas naturais dificuldades se sobrepôs a alegria de as ultrapassar. A Dimi mostrou-se uma valente. Aceitou o convite para este desafio sem temer, pedindo-me apensa que a levasse, sã e salva, até à meta da última etapa. Como dupla, também enquanto atleta mais experiente em situações de tenção e dor (física e mental), competiu-me colocar a minha amiga em prova, zelar para que se adaptasse, mantê-la focada e certa de que tudo valeria a pena! “Don’t worry! You are doing great! Think about how proud of yourself you will feel at the end! Bravíssima!”

Como o faço? Como sigo na vida: com foco e determinação!
Ganhamos sempre! Quando se tem uma equipa como a nossa, ganhamos sempre! Conquistamos aquele 3º lugar na cerimónia final da geral! Para a história da Dimi fica esta primeira prova…
Team Casa Myzé #muchmorethanateam

Começa já a tua preparação para um evento único, com características singulares no mundo.
O PORTUGAL MTB fez Portugal entrar no mercado mundial dos “MTB 1 week events” (eventos de 1 semana de BTT), logo na primeira edição como “um sucesso” e “referência no calendário internacional”.
Durante os 6 dias de competição, os atletas, que acorrem de todos as partes do globo, usufruem dos fantásticos trilhos que Portugal tem para oferecer mas não só. O PORTUGAL MTB é muito mais do que “uma corrida por etapas”! Desde os anónimos aos atletas campeões mundiais, todos foram unânimes em afirmar que «o PORTUGAL MTB tem condições de hospitalidade, organização, trilhos / paisagens e alimentação de excelência!»

A inscrição pode ser feita em http://portugalmtb.com e tem duas opções: inscrição simples ou com a estadia / noites em hotéis de nível superior.

Eu preparo-me para as provas. Como? Confiando! Confio no trabalho do treinador BM HIGH PERFORMED TRAIN que há de planear os treinos de acordo com o calendário de provas e com os objetivos traçados para cada uma delas, pensando nos grandes momentos da época. Confio no PT Eduardo Novais que há de saber acrescentar valor ao meu desenvolvimento e adaptações desportivas. Confio no FT Diogo Novais (mais conhecido por “o-meu-guru”) que me trata do corpo e da mente. Confio numa série de profissionais que estão nos bastidores, desde o Velofitsystem ao NDTuned, passando pelas Black Jack, pelo equipamento Cofides, pelo Diogo Cunha e pelo Oriente até à Casa Myzé – todos eles colocam o melhor de si para que tudo corra bem. E confio em mim! Para o Portugal MTB confiei também na minha dupla, Dimitra.

PORTUGAL MTB #TO BE AWESOME

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.