Delícia de Tapioca Granulada e Ananás

Depois da Delícia de Tapioca Granulada, tinha ficado prometida a Minha Receita de Delícia de Tapioca Granulada e Ananás. Voltei a lançar nas stories das redes sociais a pergunta se queriam a receita aqui no blog e o barómetro deu que sim! Espero que gostem tanto como nós cá em casa!

Volto a dizer que acho que esta “é a receita mais fácil de fazer no mundo”! Não vai ao forno, não leva farinha e só precisa de um liquidificador e uma panela (e forma se quiseres enformar porque, se não, nem disso precisas).

A Delícia de Tapioca e Ananás fica bem mais gostosa depois de repousar no frigorífico e uns toppings Protella são “o chocolate no topo da cada colherada”!

Pode ser encarada como uma sobremesa rápida para quem está desprevenido e não sabe o que servir após o almoço ou jantar, mas esta saborosa receita de Delícia de Tapioca Granulada e Ananás gelada e cremosa é igualmente uma excelente opção para fazer parte da refeição pré ou pós-treino (a tapioca é puro hidrato de carbono e proteína sem gordura ou açúcar).

A tapioca granulada é muito fácil de encontrar e por recomendação da Andreia, cozinheira do Gosto Superior (onde fazem uma ótima tapioca), usei a da Globo (e é também muito barata).

Como eu sei que vocês vão perguntar, eu já vou responder: não dá para fazer Delícia de Tapioca Granulada com a farinha de tapioca, tem quer ser a tapioca granulada mesmo!

Prontos para a receita?

Ingredientes:

– 1 caixa de tapioca Granulada Brasileira Globo (250gr);

– Cerca de 750ml de bebida de soja (ou outra bebida vegetal a gosto. Eu usei a que eu mesma faço em casa e que deixo a receita aqui

http://ildapereira.com/bebidas-vegetais-caseiras-saudaveis-faceis-e-amigas-da-carteira/ )

–  1gr de bicarbonato;

– 1 colher de café de canela;

– 1 colher de sobremesa de linhaça dourada demolhada, o que perfaz cerca de 40gr (uso a linhaça dourada da Próvida que adquiro na Clorofila);

– 1 banana grande bem madura (cerca de 200gr);

– 1 pacote de Chips Coco & Cacau Orgânico Frutta Nature caramelizado com açúcar de Coco Shine (podem não caramelizar);

– 5gr Agar Agar (uso a da PróVida que compro na Clorofila);

– 300gr de Ananás (eu usei ananás natural e não em calda).

Aquilo que vai tornar esta Delícia tão especial é o facto de colocarmos a Tapioca Granulada a demolhar pelo menos 24h – por exemplo, para esta receita, como não tinha “pressa”, deixei 48h. Para a dose do pacotinho da Globo vão precisar de um recipiente que leve cerca de 4x aquela dose. À medida que o tempo vai passando, vocês vão ver que pequenas bolinhas brancas vão crescer e ficar parecidas com pérolas quase transparentes – se for necessário, vão acrescentando mais água.

Preparação:

1) Juntar todos os ingredientes EXCETO O ANANÁS E A TAPIOCA no liquidificador. Deixar bater bem, aumentando gradualmente a intensidade, durante cerca de 2 a 3min até gerar bolhinhas e espuma, ficando menos líquido.

2) Levar METADE do preparado conseguido no ponto anterior a lume médio até ferver. Mexer de quando em vez para não pegar no fundo.

3) Entretanto, à outra METADE que ficou no liquidificador adicionar o ANANÁS. Deixar bater bem, aumentando gradualmente a intensidade, durante cerca de 2 a 3min até gerar bolhinhas e espuma, ficando menos líquido. Juntar ao preparado  que estava na panela.

4) Escorrer muito bem a água da Tapioca e adicionar apenas as pérolas ao preparado que está na panela – eu usei um coador para, em cerca de três vezes, coar a tapioca hidratada.

4) Mexer a mistura mas com suavidade para não destruir as pérolas. Se estiverem a usar uma placa vitrocerâmica , quando ferver, desliguem, mas não retirem da resistência e deixem perder temperatura gradualmente; se usarem boca a gás, reduzam o lume para o mínimo e em 5min desliguem e deixem arrefecer.

5) Quando já estiver ligeiramente morno, se assim o pretenderem (se não, pode ficar assim mesmo na panela e servem-se, como se fosse um arroz-doce ou aletria), coloquem numa tarteira ou em taças individuais e levem ao frigorífico.

Assim que levantou fervura, a Delícia de Tapioca Granulada está pronta a consumir! É tudo uma questão de gosto pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.