COMO MELHORAR A POSTURA CORPORAL?

Um artigo da parceria com ROCKSPRINT por Igor Barros, Fisioterapeuta e Especialista em Exercício Clínico, na Academia Bodylab

“Como melhorar a postura corporal?” Esta é uma pergunta para a qual não há uma resposta ou conduta milagrosa – como aqueles acessórios nos anúncios de televisão em que a pessoa veste um suporte de ombros ou uma cinta e corrige a sua postura instantaneamente, ou, melhor ainda, consegue esse objetivo se o utilizar por “algumas horas por dia”.

A verdade é que não existe uma postura ideal, correta ou melhor para o que quer que seja. O nosso corpo é dependente de movimento que, por sua vez, depende de estabilidade, flexibilidade, força, resistência e controlo do sistema músculo-esquelético (sem esquecer que este é comandado pelo sistema nervoso). Portanto, a postura estática diz muito pouco sobre a pessoa. E as consequências diretas de uma postura dita “má” não são bem estabelecidas.

As relações da postura com episódios de dor ou disfunção também não são encontradas em diversos estudos ao redor do mundo. O que pode haver nessa relação é o excesso de tempo em que ficamos em determinada posição e a falta de preparação do seu sistema – o seu corpo – para suportar essa carga de trabalho.


Ou seja, hoje em dia, não devemos somente corrigir a postura ou ter isso como objetivo dentro de um tratamento ou abordagem terapêutica… Claro que pode ser necessário evitar algumas posturas em alguns momentos do tratamento, mas a melhor dica é: exercita-te! Faz exercícios de força, flexibilidade, resistência, bem assessorados, pois irão trazer mais leveza ao seu corpo, e um dia, ao olhar-se no espelho, notará a diferença. Pois uma pessoa saudável tem, instintivamente, uma melhor postura!

>> Este artigo foi útil para ti? Subscreve o Blog e a newsletter RockSprint. É grátis. CLICA AQUI  <<  

Usa o VOUCHER ildap10 para 10% de Desconto nas tuas compras.

>> Clica aqui: PROMOÇÕES DE HOJE <<

Para te auxiliar a desenvolver o teu Objetivo e desenvolver o Plano de Ação ideal, envia-me mensagem privada. Fica ainda a saber mais aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.