Como fazer ótimas resoluções?

Este artigo dá as respostas às perguntas deixadas em Ano novo, vida nova: as 12 resoluções .

Começo por alertar para que muitas pessoas caem na armadilha de ver o início de um novo ano como uma reviravolta emocional e psicológica, atribuindo expectativas inatingíveis a este momento. Não cometa esse erro!

Embora sonhar seja necessário para manter-se feliz e com energia, é preciso aprender a ajustar as expectativas à realidade. Caso contrário, pode deparar-se com mais frustrações do que concretizações.

Se é do tipo de pessoa que gosta de sonhar grande, eis a uma dica antecipada: foque-se numa parte do seu sonho de cada vez. 

Se é daquelas pessoas que já há anos tenta concluir as metas de fim de ano e nunca consegue, recomendo recomeçar a tradição com números pequenos. Uma, duas ou, no máximo, três resoluções são o suficiente para dedicar-se-lhes durante o próximo ano inteiro.

Não existe uma fórmula mágica para construir boas resoluções. O que venho apresentar baseia-se em método e são, na verdade, um conjunto de 7 táticas para (auto)motivar-se, administrar emoções e manter a disciplina ao longo dos dias.

Como fazer ótimas resoluções

Neste Novo Ano, ao definir os seus objetivos, leve em consideração as 7 dicas abaixo:

  1. Deixe os erros de lado
    Para ser capaz de concentrar-se em novas metas, esqueça os erros cometidos no passado. Não pense nas suas tentativas falhadas. Não queira remediar nada!
    Recomece um novo percurso para alcançar os seus objetivos com uma mentalidade renovada.
  2. Seja específico
    Um problema comum das resoluções é a falta de especificidade. Metas pouco específicas são ineficientes porque não conduzem passos apropriado para concretizá-las.
    Os detalhes, as características, todas as informações sobre o objetivo são essenciais para saber o que é necessário alcançar até à concretização final.

Para especificar as suas resoluções sugiro que formule perguntas poderosas e responda-lhes. Por exemplo, imaginemos que o seu objetivo é ler um volume maior de livros no próximo ano. Coloque perguntas poderosas do tipo:

Quando vai começar a ler?
Qual o momento do dia mais confortável para ler (de manhã, antes de dormir, durante a hora do almoço do trabalho, após o expediente)?
Quantas páginas por dia?
Qual o primeiro livro?
Por que deseja aumentar o número de leituras?

  1. Repense o objetivo da meta

Não determine as resoluções de fim de ano a pensar apenas no resultado.
Os (novos) hábitos que vai integrar na sua rotina têm que fazer parte de uma (nova) rotina mais saudável. Por exemplo, o objetivo de tornar-se mais atraente passa , normalmente, pele meta de emagrecer. Desenvolve-se a consciência de que comer alimentos saudáveis e praticar exercício é essencial para cuidar da saúde física.

Passe a pensar em seus objetivos como formas de criar um estilo de vida mais saudável, capaz de benefícios a longo prazo. Aproveite para melhorar a sua qualidade de vida enquanto trabalha para cumprir as suas resoluções.

  1. Forme uma “equipa” de trabalho
    Convide amigos e familiares
    Convide pessoas próximas com objetivos semelhantes.

Ao realizar atividades em conjunto, cria um compromisso não verbal com outros indivíduos, para além de si mesmo. Dessa forma, encontra motivação para honrar o compromisso e não dececionar ninguém.

Além de poder compartilhar inseguranças e alegrias com alguém, os seus sentimentos serão compreendidos num nível mais pessoal.

Então, questione os da sua “equipa”, amigos e entes queridos, sobre as suas resoluções e veja se conseguem conciliar objetivos e estratégias.
Estabelecer uma parceira será vantajoso tanto para você quanto para eles!

  1. Faça uma mudança por vez
    Não espere transformar a sua vida nem drasticamente nem de um momento para o outro.

Apesar de ter criado 12 resoluções de ano novo, antes de avançar no processo, priorize e selecione um par de metas para se focar.
Mude a sua vida paulatinamente, evitando o stresse e a autocrítica. O ideal é começar com metas simples num ritmo sereno e, aos poucos, partir para ações mais complexas.

  1. Faça repetições

Através da repetição consolida os (novos) hábitos são consolidados. Assim, as metas são alcançadas com perseverança. Não existe um número exato de repetições já que cada pessoa funciona de forma única. Uma pessoa pode demorar mais do que outra para desenvolver um hábito ou ter mais agilidade para aprender em comparação a outra, por exemplo.

A ideia principal é repetir o comportamento até que o cérebro o compreenda e passe a reproduzi-lo sem limitações, sem barreiras (do pensamento).

Seja persistente e repita as suas atitudes quantas vezes for necessário até cumprir as resoluções de fim de ano. Aí experimentará uma sensação única de autorrealização.

  1. Tente algo diferente
    As resoluções de ano novo são um caminho privilegiado para acrescentar novidades e novas experiências à vida. Aproveite o espírito de transformação proporcionado para criar resoluções totalmente inéditas!

Você pode aspirar a fazer uma viagem, aprender uma habilidade incomum, fazer um curso sobre um tema bem inusitado ou dispor-se a descobrir novos estabelecimentos e eventos. Pode ser qualquer coisa que ainda não tenha tentado tornar realidade.

Desse modo, começará o ano com uma motivação divertida para diversificar o seu quotidiano!
A sétima dica é especialmente eficaz para quem passou por muitos momentos difíceis no último ano e almeja ter vivências mais gratificantes.

Feche com chave-de-ouro:
Não force os seus limites com metas extravagantes.
Não se autocritique diante de possíveis falhas de percurso.
Os imprevistos fazem parte da experiência.
Celebre cada pequeno avanço em direção à efetivação das suas metas.

Porque devo de trabalhar com Prof. Ilda Pereira?

Esta é uma jornada para quem busca sucesso. Se tens um sonho e não sabes qual o Plano de Ação a implementar para transformar o sonho em realidade, deves de trabalhar comigo. Se tens medo de falhar, se achas que não és capaz, se tens em ti uma vontade de criar algo, deves de trabalhar comigo!

Valerá a pena?

Claro que sim! A tua alma não é pequena! Vou ensinar-te uma série de novas habilidades e guiar-te a um entendimento mais profundo sobre quem és e como usar as tuas competências para concretizares os teus objetivos.
As sessões serão inspiradoras, cheias de insights e dicas práticas para implementares na hora.

👉Clica em Prof. Ilda Pereira – Coach / Consultora / Formadora / Tutora 👈

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *