10 dicas fundamentais para combater a procrastinação

A procrastinação (entenda-se, o ato de adiar desnecessariamente ações ou decisões) é um fenómeno que afeta gravemente grande parte dos profissionais ativos, comprometendo os seus níveis de produtividade e até a sua própria autoestima e saúde mental.

Quando queremos completar determinada tarefa, existe uma série de mecanismos cognitivos que são ativados para regular o nosso comportamento e para motivar uma ação. Na sua base reside, por norma, a motivação – uma alavanca poderosa para trabalharmos o autocontrolo.

Contudo, também existem fatores que podem afetar a nossa motivação e que nos levam a adiar incessantemente determinadas tarefas ou ações. Os fatores mais comuns são: a ansiedade, o medo de falhar, a exaustão mental ou ambientes com muitos estímulos, propensos a distrações.

Quando estes fatores se sobrepõem à nossa capacidade de autocontrolo e ultrapassam os nossos níveis de motivação acabamos, na maioria das vezes, por procrastinar. E quando assim é, temos de esperar que a equação se equilibre novamente para voltarmos a um estado produtivo, o que pode levar algum tempo.

Felizmente, através de técnicas muito simples, é possível reestabelecer o equilíbrio mais rapidamente e voltar a ganhar o controlo da situação.

10 dicas fundamentais para combater a procrastinação:
1. Identificar onde reside o problema

2. Definir objetivos concretos e sensatos

3. Criar um plano de ação

4. Transformar as tarefas complexas em várias tarefas mais pequenas

5. Identificar os ciclos produtivos

6. Estabelecer uma rotina

7. Definir deadlines

8. Usar técnicas de gestão de tempo

9. Gamificar o comportamento

10. Aumente os seus níveis de energia

Se tem interesse em ficar em melhor forma física, mental e emocional conseguir ser um profissional mais energético e produtivo, agenda as tuas consultas de coaching comigo através de mensagem privada para um acompanhamento individual e personalizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *