World Marathon Series at RocLaissagais 2019

RocLaissagais, em Laissac, França, faz parte das World Marathon Series do meu calendário para o apuramento para o Campeonato do Mundo de Maratonas desde 2015 e é também aquela que abre a ronda Europeia das WMS UCI..
A pequena localidade de Laissac veste-se a rigor para três dias de homenagem ao BTT e aos atletas, desde os mais pequeninos até aos avós, do Enduro às maratonas. Aqui, é difícil dizer quem é a organização e quem são os espectadores porque todos estão com um mesmo objetivo: acolher bem os participantes, cuidar do seu bem estar e promover a cidadania e a alegria de viver através da bicicleta.
Todos os anos a organização apresenta novidades e nesta que foi já a 28ª edição pudemos contar com:
– O Roc Enduro no sábado 06 de abril com 5 etapas cronometradas;
– 3 novos percursos totalmente novos no programa de Randos d’Or FFC;
– 2 percursos de 30 e 50 km na floresta de Palanges;
– O Roc Marathon Dames (70 km
2880 D + ) esteve aberto para as categorias masculina, masters 30, 40 e 50;
– O Roc Jeunes integrou as categorias Cadete, Cadete e Júnior Ladies num percurso típico de XCO.

Depois do 4º lugar que alcancei em 2018, apresentei-me em prova bem preparada e motivada. Todavia, depois de uma noite de neve e com as temperaturas a rondar os zero graus, o meu foco acabou por ser manter-me em prova e garantir a classificação para o apuramento para o Campeonato do Mundo de maratonas. Com cerca de 2h de prova, consegui adquirir algum ritmo competitivo e recuperar posições até rodar em 5º lugar, o qual viria a perder já muito perto da meta mas sem capacidade de resposta àquele ataque.

Participar no RocLaissagais é sempre um momento muito importante da minha época porque:
– a nível competitivo, esta é das maratonas mais duras (é duríssima) das World Marathon Series mas também das mais belas e com um circuito altamente complexo (que inclui, até, pistas de DH e Enduro);
– a nível motivacional, o espetáculo e a energia que envolvem as corridas são de curtar a respeiração!

Um grande abraço para um grande homem que é o rosto do RocLaissagais, Pierre Boyer, e de todos os amigos que em Laissac tenho. Até 2020!





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.