Tentar não significa conseguir

mas certamente todos que conseguiram tentaram

Já todos sofremos um bloqueio emocional em alguns momentos das nossas vidas. Parece que há uma barreira invisível que nos impede de avançar e enfrentar um determinado desafio essencial!
Associado a esta sensação está a insegurança! Fique atento porque essa sensação de insegurança é uma das manifestações mais evidentes de que está diante de um bloqueio que está a afastá-lo(a) e a atrasar o cumprimento dos seus objetivos.

Esteja alerta: a insegurança faz que não procure o trabalho que realmente resulta em felicidade, bem estar e sucesso! Este tipo de bloqueio se não for desconstruído, pode transformá-lo(a) numa pessoa conformista.
Qual o meu conselho profissional como Coach e Mentora de Vida para pessoas que querem ser a sua melhor versão e conquistar sucesso nas diferentes áreas da sua vida?
Coloque uma máscara! Coloque a máscara da segurança! Seja o ator/atriz principal da sua vida! Simule, treine que é uma pessoa segura! Esta “máscara” não só é uma proteção (um escudo) como uma super poder que o(a) permite enfrentar a situação!

Mas o meu aconselhamento profissional em consulta vai mais além e passa por um trabalho de “dissecação”: é preciso que você aprenda o autocoaching e, para isso, analise os seus diálogos internos para que se conheça melhor! “Conhecer é aliviar!”
Muitos dos bloqueios emocionais estão relacionados com a autoestima, com experiências passadas que nos modelaram e nos levam a agir de uma determinada maneira e / ou com as nossas crenças (que são subjetivas). Entenda que isso não é a realidade em que tem de viver! Em consultório trato de explicar que estas são “interpretações da realidade” e, por isso, com a máscara certa da confiança podem resultar noutras interpretações favoráveis aos objetivos dos meus clientes.
Na maioria dos casos com que lido, o medo não é real (é o produto de uma imaginação ansiosa e marcada por experiências anteriores, vividas ou sugeridas por uma educação baseada em frases limitadoras dos pais – que estavam a fazer o melhor que sabiam, ainda que esse melhor não fosse nem pedagógico nem positivo). Este medo está na causa da falta de segurança em si mesmo(a), nas suas próprias capacidades, e desencadeia um bloqueio emocional do qual não sabe sair sem ajuda. Se tem experienciado vergonha para falar em público, um grande medo da rejeição, se o pessimismo tem tomado conta de si, vivenciado a inveja e os ciúmes, julgado os outros, …, acalme-se! Esses são apenas sinais que o(a) estão a alertar para a urgência de colocar a super-máscara e enfrentar os seus bloqueios para que possa tornar-se na sua melhor versão, na boa pessoa que tanto deseja ver ao espelho.

Coloque-se em movimento para se desbloquear! Mexa-se pela sua saúde, física e emocional!
Os Coachees que chegam a mim neste estado convenceram-se de que é muito difícil, para não dizer impossível, sair do bloqueio emocional. Porém, no processo da sessão levo-os a ganharem consciência de que não é assim.
Como?
O que você precisa é colocar-se em movimento, em ação. Todos os pensamentos inseguros que o(a) assombram fazem com que fique parado(a), mas a (re)solução está em vencê-los, começando a caminhar para a frente.
Pense em todas as perguntas (limitantes) que “aquela vozinha interior” coloca na sua mente: “Para que vou lá se com certeza não me irão contratar?”, “Sou um fracasso, nunca vou conseguir o que quero tanto”, “Acho que não vão gostar de mim”, “Não vou conseguir…”, “Os outros são muito melhores do que eu”…

A única opção que o(a) liberta do bloqueio é agir na direção oposta! É confrontar aquela “vozinha interior limitadora” e dizer-lhe que você não tem medo de receber um “não” como resposta. Aceite que a negativa é uma possibilidade, mas também o “sim” e “tentar” conseguir um “sim” é o que vale a pena, é o que o(a) motiva – o seu motivo para ação: “motivação”! O que tem a perder?
Faça o contrário à inércia que as suas emoções criaram. Você tem medo de fazer papel de ridículo nessa exposição? Se você não tentar, nunca poderá saber se estava certo. Às vezes é muito bom convencer-se de que você é o que gostaria de ser. Por exemplo, “gosto de falar em público” ou “não tenho medo do ridículo”. Coloque a máscara de quem você quer ser!
Isto afirma a neurociência: “aventurar-se a expressar o que sente é uma prática incrível para eliminar medos”.
Isto afirmo eu: procure sempre ver o lado positivo de tudo que lhe acontece. Acredite, ele sempre existe!
fio-condutor-coracao

Conclusão:
Ter um bloqueio emocional é normal. Isso serve para nos colocarmos à prova e superarmos o que as nossas emoções limitantes nos dizem. Se as ouvirmos melhor, saberemos que estão a dizer-nos para superarmos as nossas inseguranças e nossos próprios medos.
Use as inseguranças como estímulo. Nem sempre crescemos quando nos sentimos bem e confortáveis. Como diz o adágio, “o que não te desafia-a, limita-te” Por isso, aceite que às vezes é preciso sair do conforto e arriscar-se, mesmo que tenha medo e que os arrepios lhe percorram o corpo.

Prepara-te para a mudança!

Valerá a pena?

Claro que sim! A tua alma não é pequena! Vou ensinar-te uma série de novas habilidades e guiar-te a um entendimento mais profundo sobre quem és e como usar as tuas competências para concretizares os teus objetivos.
As sessões serão inspiradoras, cheias de insights e dicas práticas para implementares na hora.

👉Clica em Prof. Ilda Pereira – Coach / Consultora / Formadora / Tutora 👈

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *