Nos bastidores dos treinos e competições

Nos bastidores dos treinos e competições há todo um conjunto de rotinas, de trabalho e de profissionais envolvidos que raramente têm oportunidade de ser reconhecidos nas “luzes da ribalta”.
Todo o trabalho de preparação, que, sobretudo em termos de tempo, supera o número de horas de competição, é subvalorizado pelo mediatismo das comunicações das redes sociais e seus adeptos.
Assim, eu hoje quero falar da importância dos “biomecânicos”. Sim, estou a falar do relevo que tem o “velofitsystem”.

Dois anos depois da minha primeira época competitiva, em 2012, porque os tamanhos de quadros, apesar de terem um autocolante S, não pareciam responder totalmente às minhas características físicas, achei que era necessário o aconselhamento de profissionais da área. Sem vergonha, assumo que 6 anos volvidos, foi por muita pressão do meu fisioterapeuta Diogo Novais que contactei o António Facão. O Diogo colocou o foco nas consequências para o meu corpo, nomeadamente zona lombar e coluna, exposto a treinos diários em bicicletas que poderiam não estar 100% ajustadas a mim. Eu dizia-lhe que tinha as medidas de referência e ele respondia:

“O corpo muda. O teu corpo, as tuas posturas, a tua forma de estar na bike, pode ter mudado. O Retül Fit é uma maneira de aprenderes sobre o teu corpo, a possível causa de algumas dores e um bom ajuste vai ajudar-te a atingir os teus objetivos. Porque não tentar?”

Depois de 6 anos, eu voltei a Aveiro com as duas princesas certa de que lá encontraria acréscimo de valor para o meu trabalho e de todos os que estão envolvidos na minha condição e preparação física. Na verdade, é como se se tratasse de um jogo de “ligar pontos”: para aquela bicicleta e para aquela pessoa, há que conectar os números, desde o avanço aos sapatos, passando pelo pedaleiro, selim, etc. Todos os pontos são tidos em conta e devidamente ordenados para chegar à imagem final: o atleta na sua postura mais eficiente e mais confortável!
Durante aquelas cerca de 2 horas, eu respondia às questões do Facão, pedalava consoante ele me solicitava e ele, visualizando no computador as imagens capturadas em tempo real pelo Sistema Vantage Movimento, analisava os dados tridimensionais, voltava à bike e fazia pequenas correções. Foram duas horas em que falamos de objetivos, experiências passadas, mas sempre com a intenção de perceber a forma mais agradável de estar na bike, tornando-me mais eficiente e reduzindo a possibilidade de lesão.
No final, logo no imediato, para além das alterações que o Facão pode realizar (cortar espigão, alterar posição do selim, ajustar o ângulo dos sapatos), foram-me fornecidas importantes informações sobre o tamanho de material a aplicar e os relatórios pormenorizados (até com imagens captadas no dia) não tardaram a chegar ao meu correio eletrónico.
Há toda uma sensação de segurança aliada a estes mecanismos de avaliação e (re)ajuste que passa pela consultoria, pela disponibilidade destes profissionais que prontamente respondem a qualquer questão. Eu dei por mim, durante a Mediterranean Epic, a enviar mensagem a perguntar quanto à pressão a usar nos pneus para o meu peso naquele terreno porque tomei consciência do “know how” do Facão acerca de como pilotar a bike a top!
E tu, será que a tua bike está à tua medida e dos teus objectivos? 😉

Mais sobre a VelofitSystem:
-A VelofitSystem faz parte dos membros da renomeada RETÜL FIT e responde às necessidades daqueles que querem recomendações personalizadas de produtos para ter o ajuste perfeito, analisando os dados de potência / pedalada, tamanho do pé, altura arco, comprimentos diferentes segmentos do corpo, postura e condução na bicicleta.
-A VeloFitSystem presta serviços de consultoria, avaliação e correção postural nas várias vertentes do ciclismo e triatlo.
-A VelofitSystem surgiu da paixão pelo ciclismo, por esta área da biomecânica em concreto e porque na realidade não era uma especialidade que tivesse sido explorado em Portugal até essa altura.
-Fundada em 2010 em Aveiro
-Presta serviços de segunda-feira a sábado por marcação
-Preçário: Serviços de bikefit (150€/bicicleta)
Consultoria (60€/hora)
-Sistema: Retül 3D Motion Capture System
-Equipa: António e Élio Facão
– Onde encontrar:
Facebook https://www.facebook.com/VeloFitSystem-158594997495999/
http://www.velofitsystem.com/
Rua Tenente Manuel Malaquias de Oliveira, nº87, Bom Sucesso, Aveiro
– Contactos: +351 965775866 António Facão / +351 965 653 949 Élio Facão
antoniofacao@velofitsystem.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *