L’Etape Portugal

A magia do Tour de France

L’Étape Portugal não é apenas mais um Granfondo. O L’Étape Portugal faz parte da série L’Étape , cujo evento principal é L’Étape du Tour de France.

Este granfondo é realizado anualmente no percurso da etapa rainha do Tour daquele ano. Em todo o mundo, os eventos L’Étape oferecem aos ciclistas a oportunidade de ganhar cobiçadas vagas para a edição francesa. Tal como numa prova oficial de ciclismo profissional como O Tour, também na L’Étape Portugal são atribuídas camisola amarela para os vencedores gerais, a camisola verde (sprint) e a camisola das bolinhas (montanha).

A edição portuguesa, agora no seu terceiro ano, apresenta três distâncias, sendo a mais longa de 122 km e 2200 metros de elevação. Apesar de obrigada por entidades superiores a alterar o percurso à última hora, a comunicação foi feita de forma eficiente (com um GPX atualizado). Em suma, é um evento com algo para todos, refletindo a diversidade de participantes.

Os itinerários são cativantes: vegetação abundante, colinas ondulantes, natureza acidentada, vistas vastas, montanhas imponentes ao largo da dramática costa atlântica. Este ano o clima do final de setembro foi perfeito — temperaturas na casa dos 20 graus e muito sol. Condições ideais para ciclismo.

Todas as distâncias começam ao mesmo tempo, com os participantes organizados em boxes de largada com base no número de inscrição. Quanto mais atempadamente for feita a inscrição, menor é o número do dorsal e numa box mais à frente se pode partir. Para os aficionados do ciclismo que querem tirar uma selfie com os seus ídolos, basta ir à primeira linha e encontrar lendas como Cândido Barbosa e marco Chagas, entre outros (onde me incluem).

Num evento como a L’Étape Portugal , tudo está bem organizado e contamos com um parque de bicicletas seguro, secretariado organizado e confirmação tranquilo das inscrições e entrega dos compostos respetivos kits de participação, banhos quentes e uma pasta party after ride organizada (onde se espera vir a contar com opções veganas e aptas a celíacos para uma alimentação mais inclusiva). As bebidas variadas e o café Illy são gratuitos.

Embora o percurso nunca seja excessivamente difícil, certamente é bastante exigente. A combinação entre distância e elevação tornam a L’Etape num evento acessível, onde os participantes de todos os níveis podem divertir-se.

L’Étape Portugal é uma ótima escolha para terminar a temporada porque está bem organizada e o cenário é deslumbrante. E, claro, não podemos deixar de mencionar o calor e a simpatia do povo português.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *