A Primavera chegou (pelo menos no hemisfério norte) e a malta começa a pensar “É agora que me vejo livre dos treinos no rolo!”
Eu acho que aproveitar o ciclismo ao ar livre não significa necessariamente que não se possa ter o melhor dos dois mundos e continuar a pedalar em ambientes fechados.
Pedalar ao ar livre não significa necessariamente abdicar do aplicativo de ciclismo indoor.

Aqui estão 10 motivos para considerares o treino nos rolos durante todo o ano.

1. Não existe mau tempo
Estamos sempre à espera que a primavera e o verão cheguem com dias perfeitos de céu azul, mas infelizmente nem sempre é assim.
Ainda há dias com chuva ou tempestades que vão meter-te a treinar dentro de casa. Podem até vir dias simplesmente muito quentes.
É aí que o treino nos rolos vai ser a melhor opção para que o clima não nos impeça de pedalar.
2. Um compromisso com boa relação custo-benefício
O mau tempo significa estragos de material. Vale a pena pensares sobre isto! E significa também uma agressão ao teu corpo que pode representar um custo sem benefício.
3. A solução perfeita para economizar tempo
Muitos de nós temos agendas ocupadas combinadas com compromissos profissionais, familiares, sociais e ainda queremos treinar. Há ainda pessoas que demoram muito tempo para chegarem a uma estrada/montanha de ciclismo até que possam pedalar.
Se és como eu e o teu tempo é limitado, o treino nos rolos é uma excelente solução para tornar o teu tempo de treino mais eficiente. Começas a pedalar em apenas alguns segundos e terminas o teu treino em 30 ou 40 ou 60 minutos. Tu decides exatamente quanto tempo queres pedalar.
4. Consistência – Entre em forma com planos de treino e passeios em grupo
Se queres trabalhar os teus níveis de condicionamento físico adequadamente, é preciso também envolver intervalos, alta intensidade, ritmo e treino de resistência. Fazer isso consistentemente é importante .
Com o treino no rolo podes criar uma rotina regular de ciclismo semanal e podes treinar em grupo se te apetecer.
5. Paz de espírito
O clima não é o único fator que optar pelo treino indoor. A poluição (sonora e visual) e a qualidade do ar fazem-me pensar duas vezes antes de sair para a rua para um treino forte.
Os perigos do trânsito também são um fator significativo. O treino no rolo permite treinar num ambiente seguro e controlado.
6. Grandes desafios
Se, como eu, tens uma assinatura ROUVY, sabes que ao longo do ano há “challenges” super cool em que participar. Como parceiros da La Vuelta, stages da La Vuelta Virtual a cada verão; se acompanhas os Grand Tours, poderás aproveitar essas rotas ao mesmo tempo. Além disso, há sempre holofotes, desafios , corridas e eventos especiais a acontecer.
Segue o grupo ROUVY Athletes | Cycling no Facebook e o ROUVY Club no Strava .
7. Controle do ambiente
A mim já me aconteceu estar a recuperar de uma lesão e ter de treinar num ambiente acondicionado, seguindo um plano de reabilitação estruturado. Nessa situação, não tens hipótese: o treino no rolo é a maneira segura e controlada de voltar à forma física completa ao teu próprio ritmo.
De resto, algumas pessoas simplesmente sentem-se mais confortáveis a pedalar em ambientes fechados, onde podem dar o seu melhor sem terem que preocupar-se com o que as outras pessoas pensam ou dizem.
8. Tudo misturado
Pedalar ao ar livre e aproveitar todos os benefícios que isso traz é obviamente ótimo. Mas às vezes também é bom ter alguma variedade.
Os treinos locais podem tornar-se repetitivos depois de um tempo, especialmente para quem sai para treinar diariamente, semana após semana, ano após ano. É aí que ir até ao rolo pode fazer sentido: explorar rotas na Noruega , Vietname ou América do Sul pode apimentar a tua vida de ciclista.
9. Treino inteligente
O ciclismo indoor é frequentemente uma maneira mais eficaz e eficiente de ficar em forma do que o ciclismo outdoor.
Em ambientes fechados, podemos concentrar-nos melhor no treino sem precisar parar por causa de imprevistos, distrações, peões, semáforos, etc.
Neste momento, para mim faz sentido treinar em ambientes fechados durante a semana (quando o tempo pode ser mais escasso) e depois pedalar ao ar livre nos fins de semana em voltas mais longas.

10. Conectar o interior e o exterior e obter recompensas pelo trabalho duro
Sabia que podes carregar as tuas atividades ao ar livre no ROUVY e ganhar XP por isso? Todas as suas atividades de ciclismo Garmin e Strava podem ser sincronizadas com a plataforma. Então, podemos aproveitar as saídas no exterior e progredir no ROUVY ao mesmo tempo!
Pedalar na ROUVY dá-te a oportunidade de ganhar alguns prémios excelentes (de jerseys a sapatos e às vezes até mais) como motivação adicional para terminarmos as nossas corridas ou desafios.
Confere os eventos e desafios atuais da ROUVY.
Constrói a tua Carreira na ROUVY.
Todas as atividades de ciclismo no ROUVY rendem XP. Completar uma rota rende Moedas (completar desafios também significa moedas bónus) e pode usá-las para personalizar o teu avatar na garagem virtual, onde podes trocá-las por uma variedade de equipamentos de ciclismo aprimorados.