Segunda-Feira Sem Carne: Pudim de lima e abacaxi

Foto de Associação Animais de Rua.Esta é a contribuição da Animais de Rua para o Movimento Segunda-Feira Sem Carne.

Todas as segundas-feiras, a Animais de Rua publica uma receita vegetariana ou vegana já testada e aprovada pelos seus voluntários ou amigos. São receitas simples e rápidas, com ingredientes fáceis de encontrar e económicos. Se experimentar a receita, deixe um comentário com a sua experiência! Também pode colaborar, enviando a sua receita com uma fotografia para geral@animaisderua.org

Junte-se a nós nesta iniciativa e, pelo menos um dia por semana, faça uma refeição deliciosa e livre de crueldade!

PUDIM DE LIMA E ABACAXI
(Faz cerca de 4 taças individuais)
  • Ingredientes:
    ½ colher de chá agár em pó
    1 lata de leite de coco (400 mL)
    1/2 colher de chá de gengibre em pó (opcional)
    ¼ chávena (50g) de açúcar
    Sumo de 1 e ½ limas
  • Abacaxi caramelizado
    2 rodelas de abacaxi, descascadas, e cortadas em pedacinhos
    1 estrela de anis
    Sumo de ½ lima
    2 colheres de sopa de xarope de ácer ou de arroz, ou açúcar
  • Preparação:
    Numa panela pequena, envolva o leite de coco, com o açúcar, agár e sumo de lima. Leve a ferver em lume médio, mexendo frequentemente. Assim que começar a ferver, mantenha a fervura durante 1 a 2 minutos, mexendo sempre, (desta forma, vamos garantir que o agár ficará estável aquando do arrefecimento da sobremesa). Retire do lume, e divida a mistura em taças individuais. Deixe arrefecer completamente, e leve ao frigorífico pelo menos 2 horas, até o pudim ficar bem firme.
    Enquanto os pudins arrefecem, numa frigideira, coloque os pedacinhos de abacaxi, o anis estrelado, o sumo de lima, e o xarope. Deixe cozer cerca de 8 a 10 minutos, até os pedacinhos de abacaxi ficarem macios. Como o abacaxi liberta poucos sucos durante a sua confeção, poderá ser necessária a adição de algumas colheres de sopa de água, para prevenir que este se cole à frigideira.
    Coloque o abacaxi nos pudins de lima já solidificados, e sirva com alguns cajus ou pistácios tostados e picados, e folhas de hortelã-menta picadinhas.
    Créditos: Receita gentilmente cedida por Márcia Gonçalves, criadora da Compassionate Cuisine e autora do blog http://compassionatecuisineblog.com/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *